89 FM A Rádio Rock

89 FM A Rádio Rock

0 Follower 841 Views
The rock never ends! A Rádio Rock está de volta! 89 FM a Rádio Rock é uma emissora de rádio brasileira, outorgada em Osasco e com sede na cidade de São Paulo, que opera em rádio FM na frequência 89.1 MHz para os ouvintes da Região Metropolitana de São Paulo. A estação é originalmente uma concessão do município de Osasco e possui sede na Avenida Paulista. É uma rádio controlada pelo Grupo Camargo de Comunicação (GC2). Iniciou suas atividades em 1985, como uma programação voltada ao rock. Em meados de 2006, mudou sua programação para o pop, mas voltou a ser uma rádio especializada em rock ao final de 2012.
A 89 FM entrou no ar pela primeira vez em 2 de dezembro de 1985. Antes, a frequência era ocupada pela Pool FM, emissora da mesma empresa de roupas Pool que ao contrário da 89, era voltado ao música disco e funk. Sua principal concorrente era a 97 FM de Santo André.Diferente das outras rádios de segmento jovem, a 89 seguia um estilo principalmente voltado ao Rock comercial na qual foi pioneira, tornando-se uma referência no estilo. No entanto, a rádio também diferia das rádios de rock originais - como Fluminense FM e 97 Rock - por preferir adotar uma linguagem mais próxima das rádios pop, além de um repertório limitado aos sucessos, dentro da linha das FMs de hit-parade. Até 1987, a 89 FM ainda se aproximava de um perfil mais alternativo, cujas primeiras transmissões foram narradas pela ex-locutora da Fluminense, Selma Boiron. A rádio, nessa época, lembrava um misto da programação de rock alternativo, tecnopop e new romantic da carioca Estácio FM com pitadas do rock clássico da 97 Rock e divulgação de rock independente. Pela emissora, passaram nomes como a locutora Eliana Chuffi (atualmente na Rádio Mix FM), Sarah Oliveira, Jairo Bouer, Edgard Piccoli, Nany People, Paulo Bonfá, Marco Bianchi, Fabio Massari, Zé Luis, Luka, Tatola Godas, Sandro Anderson, Roberto Hais, Marcelo Salsicha, Luiz Augusto Alper, Marcelo Cézar Faggundes, PH Dragani e o vocalista da banda punk Ratos de Porão João Gordo. Nessa fase, foram ao ar os programas que fizeram história na emissora como o humor irreverente de Os Sobrinhos do Ataíde, Comando Metal voltado aos fãs de heavy metal, Arquivo do Rock, voltado ao Classic Rock e o bem-humorado Do Balacobaco. Outro destaque era o programa A Hora dos perdidos, comandado pela locutora Luka, onde ela atendia os pedidos dos ouvintes. Além de Sorocaba e Campinas, a rádio também tinha retransmissoras em Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia e nos últimos anos como rádio rock teve uma filial em Fortaleza (não durou muito tempo pois a rádio mudaria de formato e não houve interesse em continuar em Fortaleza) formando a Rede Rádio Rock, onde a programação da Rádio Rock era transmitida em rede com as afiliadas nas madrugadas da emissora além da cobertura de grandes eventos como o Rock in Rio Lisboa, por exemplo. No começo de 2002, o dono da rádio denunciou a concorrente Kiss FM, que foi retirada do ar, sob a alegação de que operava irregularmente na cidade de São Paulo.[6] Dias depois, com uma liminar, a emissora foi reaberta. As duas rivais trocariam acusações sobre funcionamento ilegal. Até o começo de 2010, apenas a 103 FM de Sorocaba e a 89 FM de Campinas continuavam como retransmissoras da rádio. Da antiga rede, a última remanescente era a 98 A Rádio Rock de Santos, que encerrou as atividades em 11 de novembro de 2011, dando lugar à nova retransmissora da Mix FM. Posteriormente a Rádio Rock retornou ao dial santista através da frequência 102.1 tornando-se 102 A Rádio Rock.
Listen to 89 FM A Rádio Rock on your device!
Get it on Google Play Get it on App Store

Download the free app

Listen to 100,000+ live radio stations around the World, on-demand content like podcasts & etc anywhere you go it is with you.

Get it on Google Play Get it on App Store